Que o mundo passa por uma mudança de era e não uma era de mudanças já é sabido. Foi com esse pensamento que o grupo Couromoda, há 45 anos na vanguarda do setor calçadista nacional, inovou mais uma vez ao realizar o Preview Couromoda 2018. O evento, realizado entre os dias 9 e 11 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, trouxe muito mais do que as coleções de inverno dos seus 151 expositores, trouxe provocações fundamentais para a sobrevivência da indústria e do varejo de calçados.
O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, destaca que o momento é de mudança radical para o setor e que a empresa que não souber se adaptar dificilmente sobreviverá às necessidades de um novo tipo de consumidor. “A Couromoda, mais uma vez, foi além de uma feira comercial de calçados, realizando uma provocação fundamental para o setor calçadista, desde a base até a ponta do varejo”, comenta, em referência ao evento de preview e também ao Couromoda Digital, um fórum que reuniu especialistas nas áreas de tecnologia e moda para falar sobre as mudanças nas modalidades de vendas, especialmente acerca de marketing virtual e e-commerce.
Para o presidente e fundador do grupo Couromoda, Francisco Santos, o modelo de preview, baseado especialmente no acesso a serviços para industriais e lojistas, é uma realidade que não tem volta. “Temos pelo menos 20 expositores que já disseram que irão vir para o próximo evento com mais força do que para a Couromoda de janeiro”, conta. Segundo ele, o fato da estrutura ser mais enxuta, mais focada em produto e com custo, pelo menos, 50% menor, também foi elogiada tanto por fabricantes quanto por lojistas.
Futuro
O diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos, projeta que o Preview deva ter de 30% a 35% o tamanho da Couromoda de janeiro nos próximos dois anos, o que também vai depender do engajamento da indústria, que precisará, efetivamente, realizar lançamentos no evento de novembro. “Tivemos grandes redes, especialmente de São Paulo, presentes. Eles, que não tinham essa feira no calendário, ficaram surpresos com as palestras e também com as coleções lançadas, o que nos deixa otimistas para o próximo evento de preview”, acrescenta o diretor.
Segundo Jeferson, para o próximo ano, além de trabalhar o evento com lojistas brasileiros, a ideia é trazer importadores da América Latina com foco nesse tipo de evento.
Negócios e relacionamento
O diretor da Cristófoli, Danilo Cristófoli, retirou o fone de ouvido pelo qual escutava atentamente mais uma das palestras do Couromoda Digital para ressaltar a importância da sinergia entre negócios e informação. Segundo ele, para uma primeira experiência, em termos de relacionamento e abertura de mercado, a feira foi importante. “O modelo de feira está perfeito, com estandes padronizados que colocam o calçado como a principal estrela, como deveria ser em toda a mostra do setor”, afirma, ressaltando que o evento serviu mais para estreitar relacionamento com o mercado e se informar sobre as mudanças do segmento do que necessariamente para efetivação de negócios. “A data está perfeita para se vender inverno, mas o lojista não estava esperando pelo evento, não tinha essa mostra no calendário. Mesmo assim, recebemos clientes habituais e também novos, especialmente daqui de São Paulo”, avalia. Para Cristófoli, São Paulo possui facilidades logísticas para a realização de um preview, o que aponta para o potencial da feira já nos próximos anos.
Para o gerente comercial da Anzetutto, Frederico Paese, o Preview cumpriu o seu papel, trazendo compradores especialmente do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País. “A mostra ficou dentro das nossas expectativas, sendo que aqui lançamos a primeira parte – de três – da nossa coleção de inverno, que será finalizada para a Couromoda de 2018”, conta. Segundo Paese, no evento foram recebidos clientes habituais com os quais a marca gaúcha pode estreitar o relacionamento. “Também foram fechados negócios, o que para uma primeira feira é algo excelente”, conclui.
Provocações
O presidente da Bibi, Marlin Kohlrausch, foi outro expositor a destacar o formato do evento que, segundo ele, além da exposição das marcas trouxe um ambiente desafiador e necessário para o setor calçadista com o Couromoda Digital. Para o empresário, mais do que um preview de produtos, o evento serviu para provocar os calçadistas, tanto da indústria quanto do varejo, para as mudanças no comportamento do consumidor. “Hoje, as pessoas querem mais ser do que ter, elas querem mais o acesso do que o produto em si. Precisamos estar preparados para uma geração muito diferente da nossa”, ressalta.
Com 150 lojas, entre próprias e franquias, a Bibi já experimenta o caminho da digitalização em pelo menos 30 delas. “Unimos os canais, ou seja, se o calçado que o cliente quer não está disponível na loja física, ativamos o nosso e-commerce e entregamos no estabelecimento ou na casa dele”, conta. Para o empresário, a feira de preview, por ter a data e localização acertada, deve evoluir como plataforma de negócios já nos próximos anos. “É uma proposta diferenciada e que certamente vai crescer”, projeta.
Abicalçados
A Abicalçados participou do evento com um estande institucional, onde apresentou o estudo 15 Direções, que aponta as principais macrotendências para o setor calçadista. Para o gestor de Projetos da entidade, a participação foi válida, pois o estudo, realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi, braço de pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), pode ser apresentado para parte do setor calçadista. “Sabemos que as mudanças não ocorrerão da noite para o dia, elas serão graduais, mas também temos ciência de que o quanto antes começarmos esse trabalho, maiores serão as chances de seguirmos desenvolvendo um setor tão importante para a economia brasileira”, avalia.
O material apresentado pela Abicalçados, também disponível no site www.15direcoes.com.br, traz tendências como Máquinas inteligentes, Comunidades criativas, Humanos potencializados, Genderless, O varejo em transformação, Virtualmente presente, Todos os produtos se tornarão serviços, Sustentabilidade como estratégia, Economia circular, entre outros.
Evento
O Preview Couromoda reuniu algumas das principais marcas calçadistas brasileiras que estarão lançando suas coleções de outono-inverno na Couromoda de 2018, evento que será realizado entre 15 e 18 de janeiro do próximo ano. Além do Preview Couromoda 2018, ocorreu, em paralelo e com grande sucesso de público, o Congresso Couromoda Digital.
Fonte da Matéria: http://www.abicalcados.com.br/noticia/couromoda-promove-evento-unindo-preview-e-informacao